A responsabilidade: Provérbios 19:3


 

PROVÉRBIOS 19:3

"É a insensatez do homem que arruína a sua vida, mas o seu coração se ira contra o Senhor."

Reflexão:

Muitas pessoas gostam de perguntar: Se Deus é bom, por que existe tanta maldade no mundo? O irônico é que as mesmas pessoas que fazem essa pergunta, não estão nem aí para o que Deus pensa sobre elas, pois vivem a vida do jeito que elas querem.

Não é coerente o homem viver e fazer tudo do seu jeito, mas na hora que precisa de ajuda recorre a Deus como se Ele só existisse para te servir e socorrer. Deus é bom, Deus é justo e quer nos ajudar, na verdade Ele quer ter conosco um relacionamento de Pai e filho.

Ele quer nos ajudar, mas também quer o nosso amor.

É a maldade do homem que faz tantas coisas ruins acontecerem, é o egoísmo e a insensatez do ser humano que o leva a viver em desobediência a Deus. Quando praticamos o mal, estamos exercendo nossa escolha, estamos multiplicando a maldade no mundo.

Então por que tentamos responsabilizar Deus pelo mal que nós seres humanos fazemos tanto nas pequenas quanto nas grandes coisas?

As vezes perguntamos para Deus, por que certas coisas acontecem em nossas vidas, quando na verdade elas são consequências das nossas decisões ou da falta delas. Tudo o que você fez ou deixou de fazer, te trouxe até aqui, e é injusto tentar culpar Deus por isso.

Sim Deus tem o poder de nos dominar e acabar com o mal que existe no nosso interior. Mas isso seria injusto. Isso roubaria nosso direito de escolha e nos tornaria como robôs sem liberdade nenhuma, sujeitos contra nossa vontade a nos submetermos a vontade de alguém superior. E Deus não é assim, Ele espera que mesmo sendo livre para escolhermos qualquer coisa, nós o escolhemos por amor.

Você é livre para viver do jeito que quer, e será responsabilizado pela forma que escolheu viver. Essa é a nossa benção e também a nossa maldição. Reconheça seus erros diante de Deus e peça ajuda para resolvê-los. Esse é o jeito certo de viver.


Para hoje, quero que você responda essas três perguntas:

1. Você já tentou responsabilizar Deus pelos erros que você cometeu?

2. Você entende a razão de Deus nos fazer livres para escolher o bem ou o mal?

3. Você tem feito boas escolhas na sua vida?



Você é livre para plantar o que quer,

Mas é obrigado a colher o que plantou!

- Cristina Bulcão.

Postar um comentário

0 Comentários